Brasil

Decreto do Governo suspende queimadas por 60 dias em todo país

Pratica é permitida pelo código florestal brasileiro em situações específicas

29 AGO 2019 • POR Sarah Chaves, com informações da Agência Brasil • 13h56
Medida não se aplica para casos de controle de pragas ou onde a queimada é necessária para evolução natural da vegetação - Nacho Doce/Reuters

O decreto divulgado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29), suspende a permissão de queimadas em todo o país por 60 dias a partir da publicação da decisão.

A medida não se aplica em casos como de controle fitossanitário, que evita a propagação de pragas, desde que seja autorizado pelo órgão ambiental competente; nas práticas de prevenção e combate a incêndios; e nas práticas de agricultura de subsistência das populações tradicionais e indígenas.

Operação Verde Brasil

A Operação Verde Brasil, que reuniu várias agências em torno do combate aos incêndios na Amazônia Legal, registrou diminuição nos focos de incêndio nos últimos dias. Embora ainda não haja confirmação de tendência de extinção do fogo nos próximos dias, a avaliação do governo até o momento é positiva.

Segundo os dados do Censipam, havia focos de incêndio espalhados e mais intensos, principalmente, em Rondônia, Amapá, Pará e Maranhão entre os dias 25 e 26 de agosto. Na medição realizada entre os dias 26 e 27 de agosto, o mapa de focos de calor mostrou redução, principalmente em Rondônia, onde houve emprego de reforço no efetivo para combate ao fogo.

Na última sexta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro autorizou o uso das Forças Armadas no combate aos incêndios na região. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) vale para áreas de fronteira, terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal.