Há 25 anos, Semalo é reflexo de superação no MS
A empresa do ramo alimentício começou em Roraima, mas por posicionamento estratégico veio para MS
20 JUL 2019 • POR Joílson Francelino, com informações da assessoria • 09h10
Uma das maiores empresas do ramo alimentício em Mato Grosso do Sul, a Semalo – Indústria e Comércio de Alimentos – completa 25 anos de existência neste ano. Apesar de ter sido criada em 1991, a empresa teve sua primeira fábrica inaugurada em 1º de julho de 1994, em Campo Grande.
Tudo começou em Roraima, quando seu fundador, o empresário Sérgio Longen, decidiu buscar novas opções de negócios e escolheu Campo Grande, pelo posicionamento estratégico em relação aos grandes centros e incentivos fiscais oferecidos.
Para Longen, toda a caminhada até os 25 anos foi de trabalho, superação e o empresário ainda destaca que os desafios são constantes e permanentes. “Não conseguimos avaliar hoje que, com 25 anos, temos um DNA só, pois nesse tempo todo passamos por diversos DNAs e ajuste de DNA, até porque dentro do mundo empresarial é possível ajustar o DNA de uma empresa para sobreviver e isso é o que temos feito dentro da Semalo”, afirmou.
Ano após ano, a Semalo ganhou força, abrindo filiais em Mato Grosso, Rondônia, Acre, até chegar ao Nordeste. Em 2000, a empresa inaugurou uma fábrica moderna em João Pessoa, na Paraíba, ampliando assim sua participação no mercado nordestino. Atualmente, os produtos da empresa são comercializados em todos os Estados brasileiros e, para atender a demanda, conta com 430 funcionários que produzem aproximadamente 5 toneladas de alimentos por mês.
De olho no mercado internacional, a empresa campo-grandense iniciou a distribuição de seus alimentos no Paraguai, em 2010.