Autista de 10 anos constrói maior réplica do Titanic usando Lego
Brynjar Karl Bigisson usou 56 mil peças de LEGO e levou cerca de 700 horas para terminar
10 JUL 2019 • POR Priscilla Porangaba, com informações do Razões para Acreditar • 12h35Brynjar Karl Bigisson, portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA), construiu sozinho a maior réplica do Titanic feita com peças de Lego do mundo, quando tinha apenas 10 anos.
O navio-réplica é tão grande e espetacular que parece quase impossível que tenha sido construído por uma criança. A peça foi levada ao Titanic Museum Attraction, no Tennessee, EUA, onde será exposto aos visitantes.
Atualmente com 16 anos, ele conta que levou cerca de 700 horas, o equivalente a um mês ininterrupto de trabalho, para concluir o trabalho. Foram necessárias 56 mil peças de Lego para replicar o mítico Titanic. O resultado final são 8 metros de comprimento e um metro e meio de altura.
Brynjar se lembra de brincar com Legos por horas quando tinha apenas 5 anos de idade. “Às vezes eu construía coisas que via, às vezes usava minha própria imaginação”, disse.
“Quando viajei com minha mãe para a Legoland, na Dinamarca, vi todos os modelos gigantes de casas, aviões e navios famosos pela primeira vez, e fiquei inspirado a montar meu próprio modelo gigante de algo, no caso, um navio. Com 10 anos comecei a pensar em construir meu próprio modelo Lego do Titanic”, lembra.
O projeto foi abraçado pela família. Com a ajuda do avô, um engenheiro aposentado, e sua mãe Bjarney, Brynjar começou a construção. Eles reduziram em escala o tamanho do Titanic original e calcularam quantas peças seriam necessárias para criar o modelo.
Através de doações de familiares e amigos, o garoto conseguiu comprar todas as peças necessárias para iniciar seu ambicioso projeto.
A réplica de Lego foi desmontada na Islândia em três grandes peças e depois enviada para os Estados Unidos, onde foi cuidadosamente reconstruída para ser apreciada no museu oficial do Titanic. A exposição começa em dezembro deste ano.