Lady Franscisco morre aos 84 anos
A atriz estava internada na UTI do Hospital Unimed Barra no Rio de Janeiro
25 MAI 2019 • POR Priscilla Porangaba, com informações da Revista Quem • 15h52A atriz Lady Francisco morreu neste sábado (25), aos 84 anos, no Rio de Janeiro, confirmou seu filho, Oscar Francisco, "infelizmente, mamãe faleceu hoje, às 13h.
O céu ganhou mais uma grande estrela", disse o diretor da TV Globo. Lady estava internada na UTI do Hospital Unimed Barra, na Zona Oeste da cidade, e teve uma piora no quadro de saúde na noite desta sexta-feira (24).
Ela foi hospitalizada no fim de abril após quebrar o fêmur durante um passeio com seus dois cachorros no Parque Guinle, onde morava. Ela foi operada, mas teve complicações após a cirurgia, precisando ser entubada, sedada e depois submetida a uma traqueostomia.
O último papel da atriz na televisão foi na novela Malhação: Vidas Brasileiras, em 2018, onde ela deu vida à personagem Lorraine. Além de Oscar, 53 anos, ela deixa mais uma filha, a corretora de imóveis Andrea Frank, 54 anos.
A assessoria de comunicação do Hospital Unimed-Rio também confirmou o falecimento de Lady Francisco na tarde deste sábado e divulgou a seguinte nota: "O Hospital Unimed-Rio informa, com pesar, o falecimento de Leyde Cauquer Francisco, às 13h10 deste sábado, por falência de múltiplos órgãos, decorrente de isquemia enteromesentérica, um transtorno vascular agudo dos intestinos.
Leyde estava internada no Hospital Unimed-Rio desde 28 de abril", informou o boletim assinado por Paulo Henrique Ribeiro Bloise, diretor médico da unidade.
Leyde Chuquer Volla Borelli Francisco de Bourbon, mais conhecida como Lady Francisco, nasceu em Belo Horizonte (MG). A atriz começou a carreira artística na capital mineira, com participações no rádio e na TV Itacolomi. Em 1972, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estreou na televisão e no cinema. A primeira novela da atriz, na Tupi, foi "Jerônimo - o Herói do Sertão", de 1972.
Atuou em grandes marcos na TV Globo como "A Escrava Isaura" (1976), de Gilberto Braga, "Marrom Glacê" (1979), de Cassiano Gabus Mendes, e "Baila Comigo" (1981), de Manoel Carlos. Um de seus maiores sucessos populares foi como Gisela em "Louco Amor" (1983), de Gilberto Braga, em que fez dobradinha com José Lewgoy.