Reinaldo Azambuja lança "Maio Laranja"
A campanha é contra o abuso sexual de crianças e adolescentes
10 MAI 2019 • POR Matheus Henrique, com informações da assessoria • 14h15No lançamento da campanha "Maio Laranja", de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o governador Reinaldo Azambuja afirmou que é necessário o envolvimento de toda a sociedade na proteção de jovens.
Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) revelam que Mato Grosso do Sul lidera o ranking nacional de casos registrados de estupros de crianças e adolescentes. “O que mais nos assusta é que 80% dos abusos são cometidos dentro do lar da vítima”, disse o governador.
A Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) registrou, de 1º de janeiro até o dia 10 de abril de 2019, 141 crimes, sendo nove tentativas de estupro, dez violências domésticas e 122 estupros.
Reinaldo comentou que “é um dado alarmante, que preocupa. Ao mesmo tempo, mostra que as instituições estão funcionando e que isso está sendo apurado e coibido. Levando para dentro das escolas, trabalhando material pedagógico, para a criança entender que o abuso não é algo normal”, explicou o governador.
O abuso é dividido em quatro tipos: físico, sexual, moral e psicológico. É considerado crime empurrar, chutar, amarrar, bater, forçar relação sexual, expor a pornografia, tocar de forma maliciosa, explorar sexualmente, negligenciar, caluniar, injuriar, difamar, abandonar, humilhar, insultar, isolar, perseguir, ameaçar, assediar e manipular.
Segundo os especialistas, a melhor forma de identificar o abuso é se atentar ao comportamento. São indícios de que algo está errado: baixa auto-estima, dificuldade de aprendizado, agressividade, sentimento de medo e culpa, comportamentos regredidos e erotizados.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones Disque 100 e 190, da Polícia Militar.
Maio Laranja
Em Mato Grosso do Sul, a campanha "Maio Laranja" foi proposta pelo deputado estadual Herculano Borges e pela idealizadora do Projeto Nova, Viviane Vaz, que trabalha com sobreviventes do abuso e exploração sexual. A iniciativa virou projeto de lei que foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja em dezembro de 2017.
Atividades para conscientização, prevenção e orientação sobre as formas de abusos contra crianças e adolescentes, serão promovidas durante o mês de maio. Os objetivos da campanha são: dar publicidade para que se denuncie a violência e orientar os jovens sobre o que é abuso, como prevenir e denunciar este tipo de crime.
Serão realizadas ações em todo o estado, como palestras e capacitações nas escolas, voltadas para os profissionais de educação, pré-adolescentes e adolescentes, distribuição de material publicitário, conteúdo digital com linguagem apropriada para crianças pequenas, adolescentes e vídeo-aula para qualquer adulto que tenha interesse em adquirir conhecimento e defender a causa.