Museu Casa Pontal aguarda decisão de prefeitura para retomar obras
O acervo conta com quase 10 mil obras de arte popular do país
20 ABR 2019 • POR Priscilla Porangaba, com informações da Agência Brasil • 12h53O museu de maior acervo de arte popular do país, Casa do Pontal, aguarda decisão da prefeitura do Rio de Janeiro para retomar a construção de sua nova sede.
A construção em um terreno cedido na Barra da Tijuca está com a obra parada há cerca de 20 meses. As obras expostas pertencem a 300 artistas brasileiros e foram produzidas a partir do século XX. O acervo conta com quase 10 mil obras. A nova sede tem 70% das obras prontas.
“A gente está batalhando para retomar a obra”, disse o diretor executivo do museu, Lucas Van de Beuque.
O Museu Casa do Pontal foi inaugurado em 1976, e está instalado em um sítio de 5 mil metros quadrados, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da capital fluminense.
No local, está o resultado de 40 anos de pesquisas e viagens por todo país do ‘designer’ francês Jacques Van de Beuque.
O local onde está o museu sofreu seis inundações nos últimos oito anos, em decorrência da construção de um empreendimento imobiliário no seu entorno, autorizado pela prefeitura.
A pior inundação foi registrada no último dia 8, em decorrência do forte temporal que caiu sobre a cidade. A urbanização do condomínio deixou o empreendimento mais elevado que o nível do museu.
Lucas Van de Beuque disse que a prefeitura reconheceu sua responsabilidade nesse processo e já está com orçamento para terminar a nova sede do museu. “Já tem um orçamento que está na Riourbe e agora, na verdade, é uma decisão política de liberar o recurso para fazer a licitação”, expôs o diretor executivo do equipamento cultural.
Em nota divulgada neste sábado (20), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação informou que agendará uma reunião com representantes da RioUrbe, da Secretaria Municipal de Urbanismo e do museu para avaliar as demandas necessárias e buscar uma solução para o problema do equipamento.