Saúde

“Vamos evitar que gripe se transforme em pneumonia e óbito”, diz Mandetta

O ministro alertou a população a procurar os postos de vacinação para se imunizarem

10 ABR 2019 • POR Da redação com informações da Agência Brasil • 14h53
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante lançamento oficial da campanha contra a gripe - Reprodução

Com o início, nesta quarta-feira (10), da campanha nacional de vacinação contra a gripe, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fez um apelo para que o público-alvo compareça às unidades de saúde para se imunizar. A expectativa, de acordo com o Ministério da Saúde, é imunizar 58 milhões de pessoas até o dia 31 de maio.

O chamado do ministro foi feito principalmente aos grupos prioritários dessa primeira fase da campanha, que vai de 10 a 18 de abril, que são as crianças de seis meses a menores de seis anos; as grávidas e as puérperas, mulheres até 45 dias após o parto. Neste ano, a faixa etária do público infantil foi ampliada de crianças menores de cinco anos para até menores de seis anos, incluindo 2,8 milhões de crianças na campanha.

O chamado foi feito pelo ministro durante cerimônia, em Porto Alegre, que marcou o lançamento oficial da campanha. “Serão doses de vacina onde vamos garantir o inverno para aqueles que necessitam e evitar que aquela gripe se transforme em pneumonia, em tristeza e óbito”, disse Mandetta.