Rota Bioceânica: Nelsinho pede apoio ao Paraguai
A construção de uma ponte entre MS e o Paraguai tem previsão de custo de R$ 70 milhões
13 MAR 2019 • POR Mauro Silva com Assessoria • 14h12O senado Nelsinho Trad Trad (PSD-MS) entregou nas mãos do presidente da Paraguai Mario Abdo Benitez na última terça-feira (12) um ofício solicitando apoio para dar andamento no projeto da Rota Bioceânica. Junto com ele estava o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, por se tratar de assunto de extremo interesse para Mato Grosso do Sul.
A entrega do ofício aconteceu após o almoço com o presidente da República Jair Bolsonaro no Itamaraty. No documento entregue a Abdo, há a justificativa sobre a necessidade urgente da construção da ponte internacional que ligaria as cidades de Porto Murtinho, no estado Brasileiro de Mato Grosso do Sul, que fica a 431 km de distância de Campo Grande, e Carmelo Peralta, no Paraguai, para o desenvolvimento dos dois países. Essa passagem é uma das bases fundamentais para a Rota Bioceânica que encurtaria a distância com o Oceano Pacífico, e a previsão de custo da construção é de US$ 70 milhões.
“Defendemos a importância da Rota Bioceânica, mas precisamente da Ponte Carmelo Peralta que vai beneficiar muito toda região de Mato Grosso do Sul, em especial Porto Murtinho, uma vez que esse trajeto reduz em quase 7,2 mil km de distância para o mercado asiático”, disse Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores e da Defesa Nacional.
Para o secretário Jaime Verruck, a entrega desse ofício e o encontro entre os dois presidentes do Brasil e do Paraguai foram positivos para o estado. “O presidente do Paraguai disse que, depois que foi construída a ponte da amizade entre Brasil e Paraguai, há mais de 54 anos, nunca mais se construiu nenhuma ponte. Ele se comprometeu em fazer três pontes com o Brasil no prazo de cinco anos, a primeira sobre Foz do Iguaçu, a segunda será a de Porto Murtinho e a terceira do Rio Apa”, comentou Verruck.
Dnit
De acordo com Verruck, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(Dnit) está encarregado de fazer o projeto de Ponte Carmelo Peralta, em torno de 11km da rodovia até a cabeceira de acesso ao país vizinho. “Nós temos que terminar a ponte de Porto Murtinho a Carmelo Peralta; esse compromisso é do governo brasileiro, já está no projeto previsto do DNIT, com emendas parlamentares e recursos da União”, explicou o secretário.