Vereador Loester continua líder do MDB na Câmara
A afirmação do parlamentar foi feita hoje pela manhã durante sessão na Câmara
7 FEV 2019 • POR Mauro Silva com assessoria • 13h33O vereador, Loester Nunes de Oliveira (MDB), afirmou em Sessão Plenária realizada na manhã desta quinta-feira (7) na Câmara de Vereadores de Campo Grande que continua sendo líder do partido na Casa.
"Venho comunicar aos nobres parlamentares que, após reunião com o partido, diretório, e com o vereador Wilson Sami (MDB), foi unânime a decisão para que eu continue representando o MDB", comunicou.
“O MDB, depois o PMDB, e agora, de novo, o MDB, sempre foi o meu partido de origem. O partido tem de ter um projeto, esta em baixa,reconheço, tem que se firmar, e vamos nos preparar para as eleições 2020”, completou.
Papel do líder
Um líder partidário participa da elaboração da pauta de votações da Câmara Municipal, em conjunto com o presidente da Casa. Nas sessões plenárias, como líder, orienta a bancada e encaminha as votações. Nas votações simbólicas, declara o voto da bancada.
O líder ainda tem o poder de solicitar urgência a projetos ou de, ao contrário, declarar obstrução, que é uma manobra regimental para impedir a votação de projeto polêmico e até para encerrar a sessão.
O líder pode, ainda, falar a qualquer momento da sessão para comunicações urgentes e têm prevalência sobre os demais vereadores em discursos de Plenário. No início de cada biênio, é o líder que indica os integrantes de seu partido nas comissões permanentes e temporárias e nos demais colegiados da Casa.