Rede e anzóis de galho são apreendidos pela PMA
Os responsáveis pelos petrechos não foram localizados
14 OUT 2018 • POR Da redação, com informações da PMA • 13h44Militares da Polícia Militar Ambiental apreenderam diversos petrechos de pesca ilegais entre quinta-feira (11) e este sábado (13), durante fiscalização fluvial nos rios Miranda e da Prata, nos municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna, na operação Padroeira do Brasil.
De acordo com a PMA, diversas embarcações de pescadores amadores e profissionais pescavam dentro do que permite a legislação. Mas também foram encontrados e retirados dos rios petrechos de pesca proibidos armados em meio à vegetação, entre eles 67 anzóis de galho e uma rede de pesca, 10 kg de pescado que estavam vivos nos petrechos foram soltos nos rios. Os responsáveis pelos petrechos não foram localizados.
Fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, dos petrechos proibidos de pesca como esses retirados do rio pelos policiais.
Além disso, há grande dificuldade de deter os autores, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo e os pescadores não permanecem no rio durante a pesca, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto.