Política

Procurador do MPF manda abrir inquérito para investigar Odilon

A Polícia Federal deverá investigar as acusações levantadas pelo ex-assessor do juiz federal

18 SET 2018 • POR Da redação • 09h35
O próprio Odilon pediu que a PF instaurasse o inquérito - Arquivo JD1

O procurador da República Marcos Nassar determinou, no último dia 5 de setembro, que a Polícia Federal (PF) abra inquérito policial para investigar a veracidade das acusações feitas contra o ex-juiz federal e candidato ao governo Odilon de Oliveira, por seu ex-assessor Jedeão de Oliveira.

Em uma proposta de colaboração premiada Jedeão acusa Odilon de ter concedido à PF autorizações genéricas de interceptações telefônicas, abrindo espaço para escutas clandestinas, no entanto o Ministério Público Federal (MPF) não acolheu a proposta de colaboração. Na mesma época, a Polícia Federal concluiu que seria inviável a instauração de procedimento investigatório para averiguar as denúncias de Jedeão.

Mas, devido à notoriedade que o depoimento de Jedeão tomou na mídia e a gravidade das acusações feitas contra o candidato, o procurador Nassar concluiu que é necessário uma investigação detalhada do caso para elucidar o caso. 

“O cidadão a ser mais prejudicado com a investigação aparentemente dotada de reduzida efetividade já pessoalmente solicitou à Polícia Federal a apuração dos delitos relatados por Jedeão de Oliveira, o que confiram ser abertura de inquérito policial a medida mais adequada a se promover no cenário fático ora visualizado”, esclareceu o procurador.

Nassar também determinou que uma cópia das declarações fosse encaminhada para a Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 3ª Região para as providências cabíveis.

Confira na integra a decisão do MPF:

http://cdn.jd1noticias.com/upload/images/procurador-nassar.pdf