Agronegócio

Prorrogada a vacinação contra aftosa e brucelose no Pantanal

A medida do Governo do Estado atendeu a um pedido dos pecuaristas da região

17 AGO 2018 • POR Da redação com assessoria • 10h39
Rebanho do pantanal pode ser vacinado contra aftosa até 30 de julho e brucelose até 15 de agosto - Reprodução/ Dourados News

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul prorrogou o prazo de vacinação contra febre aftosa e brucelose, do rebanho da região do Pantanal. A medida foi através de portaria da Agência Estadual Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iaggro) publicada na quarta-feira (27) no Diário Oficial, atendendo a um pedido dos pecuaristas da região, através do Sindicato Rural de Corumbá e da Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul). 

Devido as cheias da região do Pantanal, que impossibilitam o manejo adequado do rebanho para realização da vacinação contra a febre aftosa dentro do período estipulado inicialmente, o prazo foi prorrogado e o os animais podem ser vacinados até o dia 30 de julho de 2018. O prazo para o registro da vacinação no sistema também foi estendido e vai até 15 de agosto.

Da mesma forma, e pelos mesmos motivos, a Iagro também prorrogou a vacinação contra a brucelose na região do Pantanal. Os pecuaristas têm até 15 de agosto para vacinar e registrar a vacinação no sistema.

A decisão, que vem de encontro com a demanda dos pecuaristas da região do Pantanal não se estende a vacinação nas propriedades das regiões sanitárias do Planalto e Fronteira, que tiveram prazo até o último dia 15 de junho para vacinação e tem até o próximo dia 30 de junho para registro no sistema.