Geral

Kit de TV Digital é distribuído a beneficiários dos programas sociais em MS

Para receber o kit, o cidadão deve entrar em contato com o departamento que gere as políticas sociais

29 ABR 2018 • POR Redação com informações do GD News • 17h06

O Governo Federal está disponibilizando kit gratuito de TV Digital para beneficiários dos programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica em Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário Landmark Ferreira Rios, em Dourados, o Sinal Analógico será desligado em 5 de dezembro de 2018. “Por isso é importante encaminhar informações acerca dos conversores digitais, que é um direito estendido aos beneficiários do Programa Bolsa Família Federal”, disse.

Para receber o kit, o cidadão deve entrar em contato com o departamento que gere as políticas sociais no município. A pessoa pode agendar a retirada do conversor de TV Digital através do site vocenatvdigital.com.br ou fazendo uma ligação gratuita para o número 147.

Em ações iniciadas no ano de 2015, o Governo Federal, através da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), criou a entidade administradora da digitalização de canais TV e RTV, a Seja Digital, tendo como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para as famílias cadastradas em programas sociais do governo federal.

“O processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018, incluindo Dourados. Então gostaríamos de comunicar às pessoas que podem receber o benefício que busquem esta oferta”, disse o secretário.

Os kits gratuitos têm antena e conversor para a população de baixa renda. A lista de beneficiários é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação para possam entrar em contato e agendar a retirada dos equipamentos.

“Para saber se está na lista ou se o agendamento já está liberado em sua região, o beneficiário deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147 com o CPF ou Número de Identificação Social fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em mãos”, explica Landmark.

No site, as pessoas também têm acesso ao saneamento de dúvidas técnicas. O manual que acompanha o kit também traz todas as informações para que faça a instalação de maneira correta e segura.