Geral

Terremoto de magnitude 8,7 atinge Indonésia e força alerta de tsunami em cinco países

11 ABR 2012 • POR Chaideer Mahyuddin / AFP • 10h37
Mulheres se abraçam em Aceh, na Indonésia, onde um forte tremor de terra deixou em alerta a população para o risco de um tsunami na costa do país

Um terremoto de magnitude 8,7 na escala Richter atingiu nesta quarta-feira (11) a região norte da ilha de Sumatra, na Indonésia. Embora o instituto sismológico local tenha rebaixado a intensidade do tremor para 8,5, o serviço geológico dos Estados Unidos o avaliou em 8,7.

Após o terremoto inicial, houve uma violenta réplica de magnitude 8,2.

O tremor foi notado no litoral oeste da ilha de Sumatra, mas as autoridades por enquanto não informaram sobre vítimas ou danos. Segundo um jornalista da AFP situado em Banda Aceh, capital da província de Aceh, o tremor foi sentido por 5 minutos.

Segundo o serviço geológico dos EUA, o epicentro do sismo foi localizado a 33 quilômetros de profundidade e 431 quilômetros ao sudoeste de Banda Aceh.

Victor Saridna, geofísico do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, afirmou que o tsunami gerado pelo terremoto não parece ser grande. Segundo ele, as ondas geradas são de 17 cm. "Mas ainda estamos monitorando, pois tsunamis vêm em baterias de ondas."

De acordo com Said Kristiawan, da Agência de Geofísica e Meteorologia indonésia, “pequenos tsunamis de 36 cm e 80 cm forma observados em quatro localidades do norte de Sumatra”.

Por sua vez, o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, afirmou que não existe ameaça de tsunami, apesar de o alerta ter sido emitido.

“Não há ameaça de tsunami, apesar de estarmos em alerta. A situação em Aceh está sob controle, há um pouco de pânico, mas as pessoas podem ir para lugares altos”, anunciou em uma entrevista coletiva ao lado do premiê britânico, David Cameron, que visita a Indonésia.
 

Outros alertas
Além da Indonésia, Tailândia, Índia, Sri Lanka, Quênia e Tanzânia lançaram alertas de tsunami locais.

O centro nacional indiano sobre a informação oceânica lançou alerta para as ilhas de Andaman e Nicobar, situadas no Oceano Índico, enquanto as costas de Andhra Pradesh e do Tamil Nadu, no sul e no sudeste do país, foram colocadas sob extrema vigilância, assim como Orissa (no leste) e de Kerala (no sul).

Milhares de pessoas das ilhas Andaman e Nicobar foram levadas para lugares elevados, já que as autoridades locais se preparam para ondas de até 3,9 m de altura.

"Podem acontecer ondas de 1,5 m em Port Blair e de 3,9 m em Campbell Bay", disse Prabhakar Rao, funcionário responsável pela sala de controle de desastres de Port Blair, a principal cidade das ilhas.

Ondas pequenas de até meio metro já tinham atingido a área de Campbell Bay, na ilha Grande Nicobar, segundo ele.

Na Tailândia, as autoridades informaram que foram deslocados habitantes de localidades litorâneas nas províncias de Phuket, Krabi e Phang Nga, situadas no sudoeste do país. O Centro Nacional de Prevenção de Desastres da Tailândia emitiu um alerta de tsunami em seis províncias do sul, ao longo da costa de Anadaman.

A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico e sofre cerca de 7.000 tremores todos os anos, a maioria deles de baixa magnitude.

A região atingida é a mesma onde outro terremoto formou o tsunami que em 2004 matou cerca de 230 mil pessoas em uma dúzia de países banhados pelo Oceano Índico.

O governo do Sri Lanka emitiu alerta de tsunami válido para toda a ilha e ordenou à população que vive na costa que busque refúgio no interior, depois de um forte terremoto registrado em frente à costa da Indonésia. (Com EFE e AFP)

Via Uol