Páscoa FIT: confira dicas para quem não quer perder o foco
Chocolate amargo é opção mais saudável para Páscoa
31 MAR 2018 • POR Da redação • 09h49Durante a Páscoa é difícil não pensar em chocolate. E para quem não quer perder o foco na dieta neste feriado e nem se privar a dica é procurar opções mais saudáveis.
"O chocolate é uma delícia e pode sim fazer bem a saúde se consumido da maneira correta. O que muitos não sabem ou preferem não saber é que a grande maioria dos chocolates vendidos no mercado são basicamente açúcar, restando muito pouco do cacau na sua fórmula. Além disso, o consumo exagerado traz uma série de prejuízos para a saúde a longo prazo, como problemas vasculares, diabetes e obesidade", explica o médico Patrick Rocha, pesquisador na área de nutrição.
Os chocolates com um teor maior de cacau são considerados mais saudáveis. O ideal de acordo com médico é optar pelas versões com menor concentração de açucar, a partir de 70% até 85%, que tem menos açucar ainda.
Além disso, o médico destaca, o cacau possui diversas substâncias benéficas à saúde, como os flavonóides, que atuam como antioxidantes e ajudam na saúde do coração. A versão de chocolate branco, por exemplo, é considerada uma das mais nocivas à saúde, já que é preparada apenas com manteiga de cacau e açúcar, não aproveitando os efeitos benéficos do cacau.
O segredo, de acordo com Rocha, é escolher a versão com menor quantidade de açucar e não exagerar na dose. "A primeira coisa a analisar na hora de comprar o chocolate é o rótulo e a lista de ingredientes. Aqueles que tem como primeiro ingrediente açúcar ou gordura hidrogenada são os menos nutritivos. Além disso, outro ponto importante é não exagerar na porção. Pelo fato da grande maioria dos chocolates conter muito açucar em sua formulação, ele se torna um alimento hipercalórico e, quando, consumido em excesso, pode provocar intoxicação alimentar", orienta o médico.