Geral

Em março Delegacia Virtual registra 2,6 mil notificações de furto simples, extravio e desapareciment

6 ABR 2012 • POR Kayke Niz • 11h48
A Delegacia Virtual abrange todo Estado e o atendimento é feito 24 horas todos os dias da semana

O boletim dos atendimentos da Delegacia Virtual (Devir) realizados no mês de março pela Polícia Civil foi divulgado nesta quarta-feira (4), e mostra crescimento no número de registro de ocorrências. O balanço aponta 2.673 notificações de furto simples, extravio e desaparecimento, contra 2.387 em fevereiro. Um aumento de 286 ocorrências em apenas 30 dias.

O levantamento registra uma média diária de 86 atendimentos, sendo 139 notificações de furtos simples, 2.534 de extravio e três desaparecimentos. Na opinião do supervisor da Delegacia Virtual, Reginaldo do Nascimento, a praticidade em registrar os boletins pela internet tem aumentado a procura pelo serviço. “Além de ser prático e rápido o cidadão economiza tempo fazendo o boletim de ocorrência da sua casa, ou até mesmo do trabalho. Após preencher todos os passos do boletim online e enviar a solicitação de registro do boletim de ocorrência, em média 15 minutos depois, a pessoa já recebe no seu e-mail, o boletim em versão para ser impressa”, ressalta o investigador de polícia.

Balanço
O balanço aponta que os celulares são os maiores responsáveis pelas estatísticas de furto simples com 60% das ocorrências registradas pela Devir, seguida pela carteira de identidade, que registrou 40% dos casos.

Nos casos de extravio o levantamento mostra que os documentos públicos particulares registram os maiores índices. As carteiras de identidade encabeçam a lista com 35% dos boletins registrados, seguidos pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com 32% dos casos, carteira de trabalho com 17%, celulares com 7% e por fim os cartões de banco (crédito e débito) com apenas 1% das ocorrências registradas pela Delegacia Virtual.

Primeiro trimestre
Durante os meses de janeiro a março foram registradas 7.704 ocorrências de furto simples, extravio e desaparecimentos, uma média mensal de 2.566 ocorrências. Os maiores registros são de casos de extravio com 7.274 fatos registrados, o que representa 94% dos casos. No mesmo período foram registrados 424 boletins de furto simples, que representa 6% das ocorrências e uma média de 141 casos mensais. A Delegacia Virtual registrou ainda seis desaparecidos, apenas 1% de toda a demanda dos primeiros três meses deste ano.

Atendimento
A Delegacia Virtual abrange todo Estado e o atendimento é feito 24 horas todos os dias da semana, por dois policiais, que se revezam nos plantões. O número de ocorrências tem aumentado diariamente, em proporção considerável. A Delegacia Virtual disponibiliza ainda dois telefones para  esclareciementos: (67) 3318-7980 ou (67) 3318-7981.

Existe também um ponto de atendimento da Delegacia Virtual localizado na rua Padre João Crippa, 1581. No local estão disponíveis três terminais de autoatendimento, em que as pessoas podem acessar a Delegacia Virtual e realizar o boletim de ocorrência online, se preferirem.

Via Notícias MS