Lula ganha trégua até 4 abril
22 MAR 2018 • POR Da redação com Exame • 18h45O ex-presidente Lula ganhou uma trégua da prisão até a próxima quarta-feira (4). Isso porque, a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) aceitou um pedido liminar feito pela defesa para que fosse impedida a prisão imediata no caso da confirmação da sentença condenatória na segunda instância.
Cármem Lúcia, Luiz Lux, Edson Fachin e Luiz Roberto Barroso votaram para que a corte não analisasse o recurso da defesa do ex-presidente. Já Celso Melo, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Rosa Weber, Alexandre de Moraes e Marco Aurélio votaram a favor da liminar.
A sessão foi encerrada antes que os ministros passassem a debater o pedido de habeas corpus. Por esse motivo, o advogado José Roberto Batochio, pediu que fosse concedida uma liminar impedindo a prisão de Lula até que o mérito seja avaliado pelo plenário do STF, o que deve acontecer só na próxima semana.
O pedido foi justificado porque o Tribunal Regional Federal da 4ª região deve julgar os últimos recursos da defesa de Lula na próxima segunda-feira (26), antes, portanto, do julgamento do pedido de habeas corpus no STF.