Geral

Motoristas terão que fazer curso e prova para renovar a CNH

A partir de junho os motoristas terão que fazer teste teórico para a renovação da habilitação

16 MAR 2018 • POR Da redação com Gazeta do Povo • 09h58
Reprodução/ Gazeta do Povo

A partir de junho os motoristas que forem renovar sua CNH (carteira nacional de habilitação) deverão realizar um curso de atualização de 10h, exames médicos e um exame teórico para poder renovar o documento.

Essa atualização foi imposta pela Resolução nº 726 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e altera os requisitos para a renovação da CNH. A nova legislação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 08 de março e passa a valer 90 dias após a publicação.

Os motoristas deverão fazer esses exames a cada cinco anos, já para motorista com mais de 65 anos o exame deverá ser realizado a cada três anos.

Ou seja, segundo a nova regra na hora da renovação o condutor será obrigado a:

*realizar o exame de aptidão física e mental, caso seja autorizado a conduzir ciclomotor ou habilitado nas categorias A e/ou B;

*realizar exame toxicológico de larga janela de detecção e exame de aptidão física e mental, caso seja habilitado nas categorias C, D e/ou E;

*ser aprovado em curso de atualização ou aperfeiçoamento conforme regulamentação.

Sobre o curso

O curso será dividido em 10 aulas que podem ser feitas em entidades de ensino credenciadas no Detran ou a distância. A hora/ aula tem duração de 50 minutos - é proibido que a pessoa faça mais de 5 horas/ aula por dia. Se optar pela modalidade a distância, o condutor deve concluir o curso em, no mínimo, cinco dias.

Já o exame teórico é similar ao da primeira habilitação, feito após as aulas. Ele é formado por 30 questões, com quatro alternativas, que a pessoa deverá responder em 1 hora. Para ser aprovada, será obrigatório ela acertar, no mínimo, 21 questões. Caso não consiga, o motorista poderá fazer uma nova avaliação após três dias o resultado ser divulgado.