Marquinhos se reúne com Temer e outros prefeitos em Brasília
7 MAR 2018 • POR Da redação • 15h29O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), se reuniu com o presidente da República, Michel Temer (MDB) e com mais outros 25 prefeitos de outras capitais brasileiras nesta quarta-feira (7). O encontro ocorreu em Brasília, no Palácio do Planalto, durante o evento Temer voltou a dizer que o tema segurança pública é fundamental.
“Segurança pública não é uma questão só da União, dos Estados, dos municípios é uma questão da sociedade”, destacou Temer.
O presidente ainda pediu aos prefeitos que promovam reuniões com a comunidade e com os setores responsáveis pela segurança do município. Temer reafirmou que tem o objetivo de “pautar a segurança pública como um dos temas fundamentais para o país” e que as ações devem ser integradas entre União, estados e municípios
Após a reunião, Marquinhos destacou o trabalho já realizado pela Guarda de Campo Grande, que em um ano triplicou o número de rondas pela Capital. “Já estamos fazendo o que está sendo aconselhado pelo presidente. Desde quando assumimos a guarda, a gestão vem desenvolvendo este trabalho de patrulhamento nos terminais de ônibus, de manhã, horário de almoço e final da tarde, bem como nas escolas, Ceinfs, Upas, praças e vias de maior movimentação de pessoas. Em 2016, a guarda fez 36 mil rondas e em 2017 triplicamos este número, totalizando 139 mil rondas”, disse.
O prefeito também ressaltou o empenho para restruturação, treinamento e capacitação da guarda municipal. No ano passado, 100 guardas foram capacitados para o uso de arma letal. Hoje, outros 100 iniciaram o curso e outros 200 devem ser capacitados até o final do ano. “Nestes dois anos estamos realizando um trabalho projetado para os quatro anos da nossa administração”, concluiu.
Estiveram presentes na reunião além dos prefeitos, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia; os ministros Torquato Jardim (Justiça), Raul Jungmann (Segurança Pública), Esteves Pedro Colnagro Junior (interino do Planejamento), Carlos Marun (Secretaria de Governo), além do secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional, General Freire Gomes