Geral

Depois da cheia do rio Aquidauana autoridades lutam para recuperar a cidade

Os trabalhos já começaram e serão intensificados nesta semana

6 MAR 2018 • POR Da redação com O Pantaneiro • 08h38
Equipes da secretaria de obras recolhendo objetos destruídos pela enchente - Reprodução/ O Pantaneiro

Após enfrentar uma das maiores enchentes da história da cidade, a população e autoridades de Aquidauana trabalham para retornar à normalidade. No último dia 20, o nível do Rio Aquidauana passou dos 10 metros em menos de 24 horas, porém nesta terça-feira (6) já marca pouco mais de 5m.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, que no último fim de semana o trabalho foi voltado para auxiliar o retorno das famílias ribeirinhas que para suas casas.

Segundo informações do site O Pantaneiro as equipes da prefeitura trabalham para consertar os danos causados pela cheia inesperada. E esta rotina será intensificada nesta semana, visando garantir principalmente o acesso aos locais prejudicados. Além disso, também estão sendo recolhidos móveis, eletrodomésticos e muitos objetos destruídos pela enchente.

De acordo com a Prefeitura, além da limpeza, serão realizados os serviços de terraplanagem e patrolamento nos bairros atingidos. “Não é só as famílias dos abrigos, os desalojados e as famílias da Colônia Buriti que tiveram perdas e prejuízos com as chuvas e a enchente, a cidade como um todo foi atingida. Tivemos casas em vários bairros que as os bueiros não suportavam a quantidade de chuva, prédios públicos danificados também, moradores que nos procuraram e fomos ver as ruas de suas casas destruídas”, pontuou o prefeito.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Aquidauana pode receber pancadas de chuva durante todo dia, e há probabilidade de trovoadas acentuadas durante a tarde e a noite.