Geral

Ponte cai e Prefeito de Jardim decreta estado de emergência

Região produtora de grãos e de boi gordo fica isolada e produtor teme perder safra de soja

28 FEV 2018 • POR Da redação com assessoria • 10h21
Ponte sobre o rio dos Velhos - Reprodução

Após o desabamento parcial da ponte de concreto sobre o rio dos Velhos, em Jardim, cidade a 239 km de Campo Grande, que isolou a região produtora de grãos e de boi gordo, o prefeito Guilherme Monteiro (PSDB)  decretará estado de emergência para conseguir recursos e recuperar a estrutura em caráter emergencial.

Com as chuvas da última semana, a correnteza do rio deslocou um dos blocos da ponte de concreto que interrompeu o tráfego na estrada vicinal que dá acesso à área serrana do município.

“Com pouco mais de três anos de uso, a ponte cedeu, devido às chuvas intensas que caíram na região, e os nossos produtores, tanto os grandes como os pequenos, estão contabilizando um prejuízo muito grande”, relatou o prefeito. Segundo ele, a situação se agrava com a falta de alternativas de acesso para escoamento da produção de soja, que está sendo colhida, e a saída de gado em pé para os frigoríficos.

Como alternativa, a prefeitura iniciará a recuperação e cascalhamento da estrada que corta o banhado da região conhecida como Água Amarela, para garantir a passagem de caminhões com soja e boi. “É a única alternativa que dispomos”, disse Guilherme Monteiro.