Política

Governo Federal decide decretar intervenção na segurança do Rio

16 FEV 2018 • POR Da redação com G1 • 08h57
Reprodução/ Agência Brasil

O presidente Michel Temer decidiu decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada após reunião de emergência na noite desta quinta-feira (15) Palácio da Alvorada  De acordo com a reportagem do G1, o decreto deve ser assinado na tarde desta sexta-feira (16). 

De acordo com o decreto, as Forças Armadas assumem o comando das Polícias Civil e Militar do Estado. A previsão do Governo Federal é que a intervenção dure até dezembro deste ano. A decisão terá de passar pelo Congresso Nacional. 

O decreto foi escrito durante a reunião com participação o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, os ministros Raul Jungmann, da Defesa, Torquato Jardim, da Justiça, Sérgio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional, Henrique Meirelles, da Fazenda, Dyogo Oliveira do Planejamento e Moreira Franco, da secretaria geral da presidência. Além dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia e do senado, Eunício Oliveira. 

Segurança no Rio 

Os casos recentes de violência no Rio de Janeiro foram discutidos durante a reunião. Desde o início do ano até o dia 11 de fevereiro 15 policiais militares foram mortos no Rio de Janeiro.

Além dos 15 policiais militares, dois policiais civis também foram assassinados este ano, totalizando 17 agentes de segurança mortos em 2018. Ainda este ano, 36 policiais foram baleados, sendo 35 da PM e um da Polícia Civil. A média é de aproximadamente três policiais atingidos por disparos de arma de fogo a cada dois dias.

O governo Temer já havia prestado apoio ao estado desde o ano passado para suporte a ações da Polícia Militar local para combate à criminalidade, como ocorreu em ação na Rocinha.