Geral

43 pessoas são autuadas por desmatamento ilegal

2 FEV 2018 • POR Da redação com assessoria • 17h59
Divulgação

43 pessoas foram autuadas pela Policia Militar Ambiental por desmatamento ilegal no ano passado em Mato Grosso do Sul. Os dados apontam um aumento de 22% em relação aos números do ano anterior. Em 2016, 35 pessoas foram multadas. 

De acordo com a PMA, o aumento ocorreu em razão da operação Cachorro Vinagre, em parceria com o MPE (Ministério Público Estadual). Nessa operação a policia realizou diversas vistorias na bacia do rio Paraná, em desmatamentos levantados por imagem de satélites pelo Núcleo de Geoprocessamento.

Para este ano, será desenvolvido a operação Cervo-do-Pantanal na bacia do rio Paraguai. A Policia Militar Ambiental já recebeu 594 vistorias de possíveis desmatamentos ilegais, muito deles já foram autuados.

As multas ocorrem em desmatamentos recentes levantados pelas imagens, outras, quando começam os desmatamentos ilegais e, algumas, a infração é mais antiga e na área desmatada já há o plantio de pastagem ou lavoura.

Drones estão sendo utilizados durante as vistorias com o intuito de melhor observar como a área está sendo usada. Em 2016 a área desmatada gerou valor de multas 218% mais alto, na quantia de R$ 2.476.953,00 e, R$ 778.100,00.