Geral

Semadur faz reunião com comerciantes para discutir uso de sacolas plásticas

2 FEV 2012 • POR Reprodução • 12h58
Menos sacolas plásticas pela sustentabilidade

Nesta sexta-feira (03), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - Semadur fará, às 14h30, no Centro de Educação Ambiental – CEA Polonês, reunião com supermercadistas e entidades afins para tratar de questões relacionadas à redução do descarte das sacolas plásticas no meio ambiente.

A ideia é uniformizar as ações e traçar estratégias conjuntas, para a conscientização da responsabilidade ambiental de cada cidadão com os resíduos gerados. Por meio da Lei n. 4.952, foi lançada em 2011 a Política Municipal de Resíduos Sólidos, reafirmando as diretrizes da legislação nacional. Trata-se de padrões sustentáveis de produção e consumo e destinação final correta dos materiais, visando à redução dos impactos ao meio ambiente.

Assim, a Semadur tem tomado atitudes para a conscientização ambiental da população. Ações como a Mostra de Soluções Sustentáveis incentivam o debate sobre as sacolas plásticas, por meio de palestras sobre polímeros biodegradáveis e renováveis, coleta seletiva e logística reversa, além do debate sobre um aditivo biodegradável para plásticos, uma das alternativas já utilizadas para substituição gradativa das sacolas plásticas comuns.

Foi também em 2011 que a Semadur distribuiu quatro mil sacolas retornáveis, lançou o programa de Coleta Seletiva, além de outras ações ambientais que reafirmam o posicionamento de promover uma política ambiental integrada com a conscientização ambiental, incentivando a mudança de hábitos dos campo-grandenses.

O CEA Polonês está localizado na rua Corveta, nº 141, bairro Carandá Bosque I.