Geral

Prefeitura acaba com tarifa mínima de consumo de água

26 OUT 2017 • POR Da redação com Juliana Alves • 10h26
Reprodução

A prefeitura de Campo Grande anunciou na manhã desta quinta-feira (26), o fim da tarifa mínima de consumo de água. A extinção da cobrança está prevista em decreto municipal que será publicado em suplemento do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande). 

De acordo com a prefeitura, mais de 300 mil residências consomem até 10 metros cúbicos de água e a taxa mínima de cobrança é de R$ 75. “Campo Grande será a primeira cidade do Brasil a estabelecer essa extinção da tarifa mínima”, ressaltou o prefeito Marquinhos Trad (PSD) durante a coletiva. 

A mudança está prevista para acontecer de forma gradual. A partir do dia 2 de janeiro de 2018 a tarifa mínima será reduzida para 5 metros cúbicos e o valor da tarifa será de R$ 40. Em 2019 a cobrança será totalmente extinta.

Para Marquinhos, que luta pela mudança desde quando era membro da Assembleia Legislativa, a medida é considerada justiça social. “Vamos acabar hoje com essa inversão de valores, onde os pobres estão pagando pelos ricos. Será feito o justo onde só será pago o que realmente é consumido”, destacou Marquinhos.