Geral

Nelsinho Trad e governador inauguram neste sábado Complexo Lagoa

15 DEZ 2011 • POR David Majela • 18h36
Complexo lagoa será entregue a população

O Complexo Lagoa, que será entregue oficialmente à população pelo prefeito Nelso Trad Filho e pelo governador, André Puccinelli no próximo sábado (17), às 9 horas, marca uma série de intervenções sociais, urbanísticas, habitacionais e ambientais com ações de infraestrutura e urbanização na região do Vale do Córrego Lagoa. As obras do Governo do Estado e da Prefeitura, com recursos próprios e do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) somam investimentos na ordem de R$ 55 milhões. Deste total, mais de R$ 35 milhões são oriundos de recursos municipais.

As obras de habitação do Governo do Estado somam às ações de intervenção e urbanização do Fundo de Vale do Córrego Lagoa em conjunto com o município. Na região, a Prefeitura de Campo Grande executou obras de controle e manejo de águas pluviais e de controle de enchentes, recuperação de áreas degradadas e pavimentação de dezenas de bairros periféricos, além da construção de quatro novas pontes que vão dar segurança e melhorar o acesso aos bairros. Antes, somente uma ponte fazia essa interligação. As pontes foram construídas nas regiões do Buriti/Jardim São Conrado, Barra da Tijuca 2/Aquarius, Portal Caiobá/Lagoa Bela e Portal Caiobá/Lagoa Parque.

Um novo acesso

Uma das principais intervenções do Complexo Lagoa é a abertura de um novo acesso marginal ao Córrego Lagoa, que começa da avenida Duque de Caxias, saída para Corumbá (próximo à Base Aérea), e se estende até o Anel Rodoviário, na saída para Sidrolândia. São, no total, 10,5 quilômetros de vias que deram origem a duas grandes avenidas de pista dupla, com ciclovia, que levarão o nome do ex-prefeito Lúdio Martins Coelho e do dentista Nasri Siufi.

Diretamente, mais de 30 bairros e milhares de moradores da região periférica ao Complexo Lagoa serão impactados com as obras de drenagem e pavimentação e intervenção viária. Dezenas de bairros que antes não tinham asfalto passam a ter mais essa melhoria. Entre os bairros pavimentados estão São Jorge da Lagoa, Tijuca I e II, Verdes Mares, Oliveira, São Conrado, Santa Emília/Aquarius, Portal Caiobá, Tarumã, Barra da Tijuca e Lagoa Parque.

Parque LinearLagoa

O Parque Linear Lagoa, com 97 hectares, é uma área de preservação ambiental, protegendo as matas ciliares, garantindo a biodiversidade local, a permeabilidade do solo e a vida de animais, entre eles cotias, capivaras e lontras. O Parque abre um novo espaço para o lazer e a contemplação que permite ao campo-grandense a prática de uma vida saudável, com a ciclovia implantada ao longo da via marginal ao córrego. No novo acesso, o paisagismo inclui o plantio de árvores de grande porte, com espécies como Paineira, Flamboyant, Jequitibá e árvores frutíferas que vão servir de alimento para a diversidade de animais e pássaros que permanecem no local.

Em 2006, a cidade contabilizava 96 hectares de área urbana preservada pela intervenção do município. Em cinco anos, com a implantação dos parques lineares do Cabaça (com 7 hectares de área), do Segredo (com 23 hectares), do Imbirussu (com 98 hectares) e agora do Parque Linear Lagoa (com 97 hectares), Campo Grande passa a contar com mais de 300 hectares de área pública preservada em fundo de vale.

Homenagens:

Lúdio Coelho - Foi produtor rural e vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu. Prefeito de Campo Grande em duas oportunidades (1983-1985 e 1989-1992), senador da República (1995-2003) e vice-líder do PSDB no Senado. Presidiu o PSDB em Mato Grosso do Sul. Falecido aos 88 anos em 22 de março de 2011.

Nasri Siufi - Dentista e professor universitário e um dos fundadores dos cursos de Farmácia e Odontologia da antiga Universidade Estadual de Mato Grosso e pai do vereador Paulo Siufi. Falecido em seis de outubro de 2009, aos 72 anos de idade.