Vídeo: Bolsonaro manifesta apoio aos fazendeiros presos por ataque a índios
Os fazendeiros foram presos na última quinta-feira (28), acusados de ataques a indígenas
3 OUT 2017 • POR Da redação • 14h12O deputado Jair Bolsonaro manifestou apoio aos cinco fazendeiros presos desde a última quirta-feira (28), acusados de ataques a indígenas em julho de 2016 na Fazenda Yvu, em Caarapó.
No vídeo que circula nas redes sociais, o deputado diz que os produtores rurais foram presos por defenderem suas terras. “Hoje em dia, ninguém pode falar que é dono daquela fazenda ou daquele apartamento”, lembrando que a propriedade privada “se relativizou” depois da emenda constitucional de 1981.
O deputado frisou que desde quando chegou à Câmara dos Deputados, ele luta contra a demarcação das terras indígenas. “O grande risco, mais cedo ou mais tarde essas grandes áreas serão novos países”, alertou ao ressaltar o valor das terras que estão em locais de muitas riquezas minerais.
“Aos irmãos nossos de Mato Grosso do Sul, esses cinco fazendeiros, o que eu puder fazer por vocês, eu faço”, disse o deputado em apoio aos fazendeiros presos.
Acusados de ataque a indígenas
Os fazendeiros Nelson Buainain Filho, Jesus Camacho, Virgílio Mettifogo e Eduardo Yoshio Tomonaga, são acusados de ataque a índigenas na Fazenda Yvu, em Caarapó. No confronto, um indígena foi morto.
Os cinco acusados se entregaram após a Justiça decretar o mandado de prisão preventiva na última terça-feira (26).
Os advogados de defesa dos produtores rurais entraram com o pedido de Habeas Corpus na sexta-feira (29), e aguardam o parecer da Justiça. Os cinco acusados estão presos na Penitenciária de Segurança Máxima de Dourados desde quinta-feira (28).
Eles são acusados dos crimes de constituição de milícia privada, homicídio, lesão corporal e dano qualificado.
Veja o vídeo: