Desrespeitar pedestre na faixa dá multa a partir de hoje em MS
1 DEZ 2011 • POR Arquivo • 10h10Ontem (30/11) foi o encerramento da campanha realizada pelo Detran, em parceria com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Ciptran e Gabinete de Gestão Integrada (GGIT), para orientar os condutores a respeitarem os pedestres na faixa. A ação começou no dia dez de novembro e terminou na quarta-feira, com a adesão das autoridades de trânsito (o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade Júnior, o comandante geral da PM, Cel. Davi, e, ainda, a secretária municipal de educação, Maria Cecilia Amendola da Motta) que foram às ruas abordar os motoristas sobre a conduta correta e a atenção aos pedestres.
A partir de hoje (1º de dezembro), os condutores que não respeitarem a lei do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que determina a preferência do pedestre em faixas onde não há semáforos, serão autuados. A multa, de R$ 191,53, é considerada gravíssima, além de ocasionar sete pontos negativos na carteira de habilitação.
De acordo com a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta, a campanha orientativa teve uma boa repercussão entre os campo-grandenses. "A maioria das pessoas concorda com a ideia, mas ainda estão se acostumando ao novo comportamento nas vias públicas", avalia.
Em 2010, 26 pedestres morreram por atropelamento em Campo Grande. Neste ano, os órgãos de trânsito já contabilizaram 15 mortes de pedestres também por atropelamento.
"Quem respeita o pedestre na faixa vai respeitar as outras regras de trânsito. Um comportamento correto traz outros comportamentos adequados que evitam os acidentes graves e fatais, tais como a diminuição da velocidade, a não utilização do celular ao volante, a não ultrapassagem no sinal vermelho", assinala Ivanise.