Vídeo: pelado, cidadão faz protesto em posto de saúde
19 SET 2017 • POR Da redação • 09h32O vídeo de um idoso, não identificado, que indignado tirou a roupa no Centro Regional de Saúde (CRS) Tiradentes, em Campo Grande, na noite desta segunda-feira (18), circula nas redes sociais.
Revoltado, o idoso tira a roupa e grita na sala de espera em protesto pela falta de médico na unidade de saúde. “Não tem um médico pra atender, não tem nada nessa p”, grita o idoso.
Diante das câmeras, o idoso ainda pede para que a cena fosse filmada. “Filma! Filma! Filma mesmo para ver se um médico vai vir aqui”, afirmava.
Os guardas municipais que estavam de plantão na unidade acompanham o idoso. Em caso como este, a Guarda Municipal não faz abordagem. De acordo com orientações os guardas municipais devem fazer abordagens apenas quando a situação apresenta riscos aos outros pacientes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), o “paciente sofre de transtornos psiquiátricos e chegou já exaltado no CRS Tiradentes para troca de sonda vesical de demora (SVD)”.
A Sesau ainda afirmou que o idoso foi atendido. “Na triagem ele foi classificado como amarelo e foi atendido prontamente pelo médico de plantão”.
Sem a prescrição no prontuário, o idoso precisou esperar que o procedimento fosse realizado. “O médico solicitou a troca da SVD no paciente, porém a solicitação não foi prescrita no prontuário. O paciente foi orientado para aguardar na sala de curativo”, explicou a Sesau.
Segundo a Sesau, “neste momento, o paciente que não estava acompanhado e não aguardou o retorno no profissional, retirou a roupa e proferiu palavras de baixo calão”.
Segundo informações da Gerência do CRS Tiradentes estavão de plantão na noite de ontem cinco clínicos gerais e quatro pediatras.
O vídeo a seguir contém imagens não recomendadas a menores de 16 anos:
Matéria atualizada às 10h49