Esportes

Corinthians vence e fica a um empate com o Palmeiras para ser campeão

27 NOV 2011 • POR Folhapress • 20h32
Liedson comemora vitória

Com um gol de Liedson, aos 23min da segunda etapa, o Corinthians fez seu papel e venceu o Figueirense por 1 a 0, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), mas não levou o título do Campeonato Brasileiro, na penúltima rodada da competição.

Isto porque o Vasco derrotou o Fluminense, no Engenhão, por 2 a 1. Com o resultado, a equipe carioca chegou aos 68 pontos --contra 70 dos corintianos -- e possui duas vitórias a menos do que o rival paulista.

Para ser campeão, o Corinthians, que prometeu pagar R$ 4 milhões de premiação, depende de um empate contra o Palmeiras, no próximo domingo, às 17h. Se perder, poderá ser campeão caso o Vasco não derrote o Flamengo no mesmo dia e horário.

Tite optou por manter o mesmo time que venceu o Atlético-MG, no último domingo. Deixou o meia Alex no banco e apostou em Danilo, apesar das vaias recebidas no Pacaembu. O camisa 12 corintiano mudou o panorama da partida no confronto ante a equipe mineira. Ele entrou no intervalo no lugar do atacante Willian.

O JOGO

O primeiro tempo no Orlando Scarpelli foi truncado e com apenas uma chance de gol.

Aos 27min, o atacante Julio Cesar, do Figueirense, cobrou falta na direção do gol e surpreendeu o goleiro corintiano de mesmo nome. A bola bateu na trave, voltou para o meio da área, mas a zaga paulista afastou o perigo.

O Corinthians se preocupou muito em não tomar o gol e pouco produziu ofensivamente. O Figueirense foi superior ao rival, mas fora a cobrança de falta, também não assustou o adversário.

No segundo tempo, com a entrada de Alex no lugar de Willian, a equipe paulista melhorou. Porém, continuou tomando sustos com a dupla de ataque Wellington Nem e Julio Cesar. Então, Tite, enfim tirou Danilo, que esteve sumido na partida, e colocou Jorge Henrique.

Aos 23min, o meia Alex arrancou pelo meio da defesa catarinense, correu em direção a ponta esquerda do ataque paulista e cruzou na cabeça de Liedson. Livre, ele finalizou para a meta vazia do Figueirense. Corinthians 1 a 0.

Após o gol, o Figueirense tentou pressionar, mas não conseguiu superar o forte esquema defensivo adversário. A equipe de Parque São Jorge passou a explorar os contra-ataques, mas estava mais preocupada em segurar a vantagem.