De novo: Comper é autuado pelo Procon por vender produtos vencidos
Além do Comper, outros dois supermercados foram autuados
11 SET 2017 • POR Da redação com assessoria • 14h28
Após denúncia de consumidores, o Procon-MS autuou o supermercado Comper Jardim dos Estados, por comercializar produtos vencidos e por propaganda enganosa.
Entre os itens vencidos estão: Linguiça, potes de sorvete, salgadinho, biscoitos para cães, cervejas e bandejas de acerolas. Também foi verificada divergência de preços em seis itens; quatro produtos ofertados com preço diferente do anunciado, o que configura propaganda enganosa, e 18 produtos com prazo de validade expirado entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro.
O estabelecimento foi autuado por expor à venda itens com validade expirada e por divergência de preços.
Além do Comper, o supermercado Pires, localizado no bairro Jockey Club, e o supermercado Paraná, no bairro Buriti também foram notificados.
A inspeção não comprovou a denúncia relativa a uma promoção de carne no supermercado Pires, mas foram encontrados 19 itens alimentícios com data de validade expirada entre os dias 2 e 4 de setembro, como salgadinhos, macarrão instantâneo e cappuccino, e um pacote de peixe congelado vencido em 12 de agosto, além de 22 itens sem informação com relação à validade.
Já no supermercado Paraná, foram constatados 55 produtos vencidos, entre temperos prontos, latas de cerveja, garrafas de suco, margarinas, massa fresca para pastel, creme para pentear e xampu, entre outros. A denúncia relatava também ausência de emissão de cupom fiscal, o que não foi constatado.
Todos os produtos vencidos foram descartados nas lojas na presença dos fiscais.
De acordo com o superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, os estabelecimentos foram autuados após inspeções realizadas na semana passada. “Os estabelecimentos terão um prazo de 15 dias após a notificação para se manifestarem”, informou Salomão, que adiantou que a multa para cada estabelecimento pode chegar até R$ 6 mil.
O consumidor pode fazer a denúncia através do número 151. Além de produtos vencidos, podem ser denunciadas outras situações que demandam fiscalização, como demora na fila de banco, ausência de preços na vitrine etc.