Geral

Incêndio assusta Taunay, Ruralistas culpam índios

O fogo começou na quarta-feira em fazendas que ficam entre Miranda e Aquidauana

8 SET 2017 • POR Da redação • 17h17

Fazendeiros da região de Taunay Ipegue, que estão com suas propriedades invadidas por índios há pelo menos três anos, reclamam de incêndio promovido pelos invasores. O fogo começou na quarta-feira (6) em fazendas que ficam entre Miranda e Aquidauana. 

De acordo com informações da dona de uma das  fazendas  atingidas, a Nossa Senhora  Aparecida, Tereza Cristina da Costa, a área invadida por índios somam pelo menos 33 mil hectares em Taunay, que correspondem a 17 fazendas. A proprietária afirma que o fogo foi provocado pelo invasores de forma proposital.

“Eles [invasores] sempre colocam fogo no mato, isso já faz um mês. Dessa vez está mais intenso. Eu já tirei 200 cabeças de gado devido ao fogo, e tenho mais 200 para tirar, o fogo não está me deixando retirar todo o rebanho”, disse Cristina. 

Conforme a dona da fazenda, o fogo é intenso e atinge quase todas as áreas de invasão. Tereza disse ainda que além de suas  terras,  foram prejudicadas também a fazenda Ipanema, Nova Bahia e Maria do Carmo. 

Cristina disse que os próprios fazendeiros estão no  combate as chamas e  não há equipes do Corpo de Bombeiros no local.