Novos PM’s integrarão a ROCAM do Batalhão de Choque
A formatura de novos policiais acontece nesta terça-feira às 18h no Comando Geral da PMMS
1 AGO 2017 • POR Da redação com Assesoria • 16h34A formatura de novos policiais que se formaram no curso de Moto Patrulhamento Tático do Batalhão de Choque, "Cavaleiros de Aço", acontece nesta terça-feira (1) às 18h no Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul no Jardim Veraneio.
O curso iniciou com 30 policiais e apenas 11 conseguiram chegar até o final, foram 60 dias de treinamento. Três militares do Mato Grosso também participaram das aulas.
A ROCAM é uma Companhia de Moto Patrulhamento Tático pertencente ao Batalhão de Choque da PMMS, a qual tem por funções abordagem em veículos, suspeitos, ocorrências de alta complexidades e apoio as outras unidades.
A vantagem do uso das motocicletas no patrulhamento ostensivo, permite mais agilidade e versatilidade ao serviço, diminuindo assim o tempo de resposta do efetivo em reação à ação de criminosos. Possibilita também o deslocamento nos mais variados tipos de terreno e na transposição de obstáculos rápidos, retornos e adequação às situações emergenciais da profissão policial com alto grau de segurança.
Balanço
Número de prisões em flagrante feitas pelo Batalhão de Choque em Campo Grande, dobrou em 2016. A informação que atribui o avanço nas autuações à reestruturação do Moto Patrulhamento Tático do Batalhão de Choque
Conforme o Governo do Estado, no ano passado foram entregues 20 motocicletas de 660 cilindradas para o grupamento, investimento feito por meio do programa MS Mais Seguro. Isso teria impactado diretamente no número de prisões, que saltou de 240 no ano de 2015, para 536 em 2016.
Além do dobro de prisões em flagrante, o número de quadrilhas desmanteladas pelo Batalhão de Choque também aumentou mais de 100%, conforme o Estado. Foram 47 operações bem sucedidas no ano de 2016, contra apenas 20 quadrilhas desfeitas no ano anterior, antes do uso das motos.