Geral

Comunidade do Jardim Aeroporto ganha educandário com cursos profissionalizantes gratuitos

26 SET 2011 • POR Graça Duarte • 09h42
Educandário “Lar de Ruy Kremer”

Depois de mais de um ano realizando eventos e angariando doações, a Cruzada dos Militares Espíritas inaugurou finalmente o Educandário "Lar de Ruy Kremer", que vai abrigar cursos gratuitos destinados para pessoas de sete a 80 anos, desde cursos de artes, culinária, como fazer faxina, construção civil, até reforço escolar e cursinhos pré-concursos e pré-vestibular. O espaço, que fica na rua Jaborandi, 80, no Jardim Aeroporto, com oito salas, com livraria e biblioteca, vai funcionar até mesmo nos finais de semana.

Oeducandário, que fica ao lado do Centro Espírita Amor e Paz, é coordenado pelo coronel Pedro de Almeida Lobo, de 70 anos, que há mais de 30 anos se dedica a ajudar as famílias carentes e desde 1990 assumiu o comando da Cruzada, que recebeu da Prefeitura a missão de transformar o espaço, que era uma igreja abandonada e funcionava como "boca-de-fumo". No antigo casebre, começaram a acontecer as reuniões de famílias de militares espíritas, que decidiram pela construção de um educandário.

A construção do " Lar de Ruy Kremer", que recebeu esse nome para homenagear um militar carioca, já falecido, que sempre trabalhou em prol de comunidades carentes, começou em fevereiro de 2010, com doações, realização de almoços beneficentes e eventos, venda de CDs, bazar da pechincha e com o trabalho voluntário de vários membros da cruzada.

Cursos

Os cursos, pelos menos a princípio, serão ministrados por professores voluntários . Posteriormente, segundo afirma o cel. Lobo, haverá a solicitação ao Governo do Estado e à Prefeitura, para a cedência de pessoal , já que o Educandário ainda não dispõe de recursos para remunerar os professores. "Pretendemos saber com a comunidade da região quais os cursos que querem receber, mas já temos solicitações de cursos de cozinheiro, empregada doméstica, cursos para quem quer fazer concursos e ate mesmo pré-vestibular", afirmou. Lobo destacou ainda que já está convidando professores voluntários para diversas áreas e que os cursos são gratuitos e destinados para pessoas carentes, inclusive aos sábados e domingo.

Além da luta pela construção do educandário, no local há a distribuição de cestas de legumes e verduras para 60 familias cadastradas. Também há um trabalho de evangelização e de conscientização para idosos que queiram parar de fumar.

Dentre os membros da Cruzada há um trabalho em equipe, com destaque para Balbina Melquiades Lobo, que coordena a cozinha nos almoços beneficentes. Outra freqüentadora, que apóia o projeto, é Maria Garcia Pereira, de 82 anos, trineta do fundador de Campo Grande, José Antonio Pereira. Ela é delegada da Associação Universal de Esperanto, com sede em Roterdã, na Holanda. Outra apoiadora é Esmeralda Duarte Mougenot, de 80 anos, integrante do Grupo de Canto Voz do Cruzado Pantaneiro, que já possui cd gravado e se apresenta em várias cidades do MS