Cultura

Mostra Internacional de Graffiti e Street Art segue até 22 de dezembro com ações em diversas cidades

As ações acontecem em diversas cidades do Estado

8 DEZ 2016 • POR Assessoria de Imprensa • 13h29
Reprodução

Começou nesta quarta-feira (7), o MS Detona! – Mostra Internacional de Graffiti e Street Art. A Mostra vai até o dia 22 de dezembro, e pela primeira vez recebe investimentos do Fundo de Incentivo à Cultura de MS (FIC). Serão mais de duas semanas com debates sobre o universo urbano, sobre a ocupação dos espaços públicos, o diálogo da arte urbana com a arquitetura das cidades, a arte urbana ocupando as pequenas cidades e os grandes centros urbanos.

A mostra terá também grandes nomes da cena nacional do grafite como Djan Cripta – SP, Salomão ENBS – PR, Deilton DRS – PR, Giu Beto EXP – SE, e pela primeira vez dois grafiteiros da conexão Colômbia! Skore 999 e Ledania de Bogotá, que são referência na América do Sul, para produzirem conhecimento através de seminários, bate papo e troca de saberes, produção de dez murais com arte grafite e técnicas de arte urbana produzidas pelos artistas convidados e artistas de MS.

MS Detona nasce das ações de arte pública realizadas pelo Coletivo Detona que surge em 2013, ocupando escolas, espaços públicos e favelas de Campo Grande, levando a arte urbana a vários lugares, compartilhando formação e conhecimento. Na sua primeira edição financiada com dinheiro público, o MS Detona se torna uma mostra internacional e vai percorrer as seguintes cidades: Três Lagoas, Campo Grande, Caarapó, Ponta Porã, Dourados, Aquidauana, Bodoquena, Corumbá e Bonito.

Todas as cores e sabores misturados, Mato Grosso do Sul compõe a região Centro-Oeste do Brasil, faz divisa com Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Goiás, além de fazer fronteira com a Bolívia e o Paraguai. É neste universo que acontece MS Detona, arte urbana (shows musicais como Dubmistah aka Caio Green, Dj MS Detona, Falange da Rima Teatro de Rua com o grupo Teatro Imaginario Maracangalha, Campeonatos de Skate, batalhas de MC´s – Conhecimento) em diálogo com a arte regional e sua fantástica e exuberante natureza, um pantanal urbano se revelando para o mundo, do Brasil Central ao Coração do Pantanal.