Além de compras, município de Pedro Juan Caballero tem se destacado como centro universitário
Brasileiros têm buscado formação acadêmica no país vizinho; curso de Medicina é o mais procurado por estrangeiros
15 JUL 2016 • POR Natália Moraes com Assessoria de Imprensa • 16h30
Pedro Juan Caballero ainda tem como principal fonte econômica o turismo de compras, que atrai turistas da região fronteiriça entre Paraguai e Brasil. Mas, nos últimos anos esse cenário vem dividindo espaço com a área educacional. Ao todo, são mais de cinco centros universitários estabelecidos na cidade.
O curso mais procurado por estrangeiros em Pedro Juan Caballero é o de Medicina, com cerca de 7 mil alunos matriculados, sendo a maioria brasileiros. O número crescente de alunos melhora a economia da cidade, devido à movimentação de diversos segmentos. Por exemplo, o mercado imobiliário e o turismo de compras são beneficiados com a presença dos universitários. Além disto, surge outra alternativa na geração de empregos na região.
Para a Universidade Autónoma San Sebastián (UASS), uma das cinco universidades em Pedro Juan Caballero, há uma série de fatores que contribuem para a busca, principalmente do curso de Medicina. “A possibilidade de uma mensalidade acessível e ao mesmo tempo um ensino de qualidade é um dos maiores atrativos para a região. O custo de vida de um estudante universitário em PJC muitas vezes não alcança nem mesmo a mensalidade de um curso particular no Brasil, por exemplo”, afirma Doralice Alcântara, coordenadora geral da instituição.
Questões financeiras não são o único motivo a levar estudantes estrangeiros para a região. O fato dos cursos não exigirem vestibular é outro atrativo – eliminar o processo exaustivo de provas como forma de acesso à universidade é uma vantagem, mesmo em tempos de crise econômica. Um indício é a procura por inscrições nas turmas que terão início no próximo semestre. De acordo com a UASS, essa procura tem sido maior do que o esperado para a temporada.
Para quem tiver interesse em iniciar os estudos de Medicina ainda no próximo semestre, a UASS-PJC, informa que as matrículas podem ser realizadas até o dia 16 de Agosto. A faculdade informa que as vagas não exigem vestibular e são limitadas. A lista de documentos necessários para a matrícula e outras informações podem ser encontradas no site da instituição: www.uass-pjc.edu.py