Política

André não será candidato

Decisão já estava tomada no último final de semana

1 JUL 2016 • POR da Redação • 09h35
O ex-governador André Puccinelli - Reprodução

O ex governador André Puccinelli não disputará  a eleição para  prefeito da capital. A decisão já estava tomada no último final de semana, e na segunda-feira (27) alguns amigos já foram comunicados de algo que nunca deixou de ser improvável.

Mais ainda, uma pesquisa encomendada por um grande diário da capital e que não foi divulgada mostrou claramente que André candidato teria uma batalha duríssima pela frente e não a aclamação sonhada por seus parceiros. 

A decisão oficial, porém, só deve vir a tona no prazo de dez dias, que Puccinelli pediu para correligionários e jornalistas.

A “postulação" do ex governador, no entanto, cumpriu alguns objetivos. Recolocou o PMDB na mesa de decisões num momento em que a legenda ia ficando a reboque dos acontecimentos. Numa mesma semana, o PR de Sérgio Longen (FIEMS) praticamente selou  o candidato a vice-prefeito (Claudio Mendonça) na chapa de Rose Modesto e as três legendas, PSD,PTB e DEM, firmaram um pacto de união. Em ambos os acontecimentos o PMDB estava distante.

Mais ainda, levando-se em conta que com Bernal o partido é incompatível e com Rose a chapa está pronta, o PMDB, que já foi a maior sigla do estado, estaria reduzido a condição de figurante de qualquer uma das articulações aqui citadas.

A ameaça de André, no entanto, recolocou o partido no centro das discussões e sua herança eleitoral pode alavancar espaços para a agremiação que as negociações  convencionais não tinham viabilizado sequer como perspectivas.