Geral

PMA autua pecuarista por destruir áreas de preservação

Fazendeiro criava gados em área ilegal

28 JUN 2016 • POR Assessoria de Imprensa • 15h54

A Polícia Militar Ambiental (PMA) fiscalizou, na noite desta segunda-feira (27), propriedades rurais em Ivinhema, município a 288 quilômetros de Campo Grande. Durante a ação, um fazendeiro foi autuado por diversas degradações ambientais, como criação de gado em áreas de matas ciliares e em uma nascente de um curso d’ água, essas regiões deviam ser protegidas. Também foi encontrado gado dentro da área averbada como reserva legal da fazenda.

Por conta da presença dos gados, foram degradados 63 hectares da área que devia ser protegida, elas estão com inicio de processos erosivos. As atividades na área foram paralisadas. O proprietário rural, de 91 anos, que mora em Cafelândia (SP), foi autuado por danificar área considerada de preservação permanente e reserva legal. Além disso, foi multado em R$ 315.000. O homem responderá por crime ambienta e poderá pegar uma pena de um a três anos de detenção.

O gado foi apreendido e ficou sob fiel depositário ao infrator, o qual também foi notificado a removê-lo do local e a cercar as áreas protegidas. Ele também foi notificado a realizar um Plano de Recuperação da Área Degradada (PRADE), junto ao órgão ambiental.