Esportes

Confira o trajeto da Tocha Olímpica em Campo Grande

Tocha chega nesta sexta (24) à capital

21 JUN 2016 • POR • 08h32
Evento é em comemoração pelos Jogos Olímpicos - Reprodução

A Tocha Olímpica, que está fazendo um "tour" pelo Brasil em preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, chega em Campo Grande na noite desta sexta-feira (24), onde será recepcionada pelo prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal e pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja. A previsão de chegada do objeto é por volta das 19 horas da noite e a tocha "pernoitará" no Hotel Dell Ville. De manhã, ela vai para Bonito e volta à capital cerca de 13 horas da tarde do sábado (25).

A tocha sairá da Base Aérea e vai passar pelas pelas seguintes ruas, no trajeto denominado "A": av. Duque de Caxias, rua dos Andradas, av. Júlio de Castilhos, rua Cândido Mariano, rua Alan Kardec, rua João Rosa Pires, Praça das Araras, Duque de Caxias, av. Afonso Pena, rua 13 de Maio, rua Quinze de Novembro, av. Calógeras, av. Costa e Silva até o campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Desde a UFMS, a tocha percorre uma parte do trajeto de ônibus e só volta a ser conduzida pelas ruas, no chamado trajeto B, a partir da rua Spipe Calarge (esquina com a rua do Cruzeiro) e, depois, av. Eduardo Elias Zahran, rua Rui Barbosa, rua Dr. Aníbal, rua 14 de Julho, av. Mato Grosso, Pedro Celestino, rua Maracaju, 13 de Maio, Barão do Rio Branco, Arthur Jorge, Prefeitura de Campo Grande, av. Afonso Pena, rua Bahia, Av. Mato Grosso, rua Ceará, rua Euclides da Cunha, Rio Grande do Sul, Afonso Pena e chega ao Parque das Nações Indígenas. Confira o trajeto abaixo:

A previsão de chegada da tocha no local é para as 19h15, mas desde as 16h o local vai concentrar atividades de lazer oferecidas pela Fundação Municipal de Esporte (Funesp). O último trecho vai ser percorrido por um indígena numa canoa, que vai atravessar o lago do parque. Após isto, uma pira olímpica montada será acesa. Quando a tocha chegar, haverá um show com cantores regionais (nomes ainda não confirmados).

A organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 não divulga os nomes dos condutores da tocha. Essas pessoas foram escolhidas pelos patrocinadores oficiais das Olimpíadas (Bradesco, Nissan e Coca-Cola) e 12 foram indicados pela Prefeitura de Campo Grande. Cada uma dessas pessoas vai conduzir a tocha por cerca de 200 metros.

No domingo (26), a tocha irá para a cidade de Dourados e terá um trajeto que corta duas aldeias indígenas, a Jaguapirú e Bororó, na MS-156. A previsão não é de apenas lazer, entretanto. O MPE (Ministério Público Estadual) teme que possa acontecer um protesto em função da morte de um indígena no domingo passado (12) em conflito com fazendeiros e polícia. A prefeitura terá de procurar lideranças indígenas para negociar pacificação durante a realização do evento por ordem do Ministério Público Estadual. O trajeto na cidade se inicia no perímetro urbano na avenida Presidente Vargas, em frente ao Parque dos Ipês e depois passará pelas ruas Ponta Porã, Albino Torraca, Olinda Pires de Almeida, João Cândido Câmara, avenida Weimar Gonçalves Torres, rua General Osório, rua Cuiabá, avenida Hayel Bon Faker, ruas Mozart Calheiros (antiga w-5), Alberto Leopoldo de La Cruz, Dorcelina Mattos Freiras, Coronel Ponciano, Marcelino Pires, Toshinobu Katayama, João Vicente Ferreira, Hayel Bon Faker novamente e avenida Joaquim Teixeira Alves.