Geral

Adepol e Associação dos Oficiais Militares terão espaço no Conselho Estadual de Segurança

O delegado André Matsushita e o coronel PM Juracy Pereira serão os titulares pelos seus respectivos órgãos

15 ABR 2025 • POR Sarah Chaves, com Sejusp • 12h30
Delegado André Matsushita Gonçalves e o coronel PM Juracy Pereira da Paz - Foto: Conesp

Foram eleitos para compor o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (CONESP) na manhã desta segunda-feira (14), representantes da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (ADEPOL) e da Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS) com mandato de dois anos.

Pela ADEPOL, o delegado André Matsushita Gonçalves assume como membro titular, tendo como suplente o delegado Carlos Delano Gehring Leandro. “É a oportunidade de contribuir com a expertise do delegado de polícia, que trabalha diretamente na linha de frente, reunindo informações na base, para a formulação de políticas públicas mais eficazes no âmbito estadual”.

Já pela AOFMS, o coronel PM Juracy Pereira da Paz será o titular, com o coronel PM Marcelo Santos do Amaral como suplente. “Nossa expectativa é contribuir ativamente nas discussões sobre as políticas de segurança pública, trazendo a perspectiva de quem está presente em todos os rincões do Estado. A Polícia Militar tem representantes nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, disse titular pela AOFMS.

 “A eleição fortalece a representatividade dos profissionais da segurança pública nas decisões estratégicas do setor, conforme a missão do Conselho, que tem caráter consultivo e deliberativo no âmbito da formulação e avaliação das políticas públicas de segurança e defesa social do Estado”, destacou o presidente do colegiado e Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

Além dos representantes recém-eleitos, o CONESP é composto por membros de diversos órgãos e instituições, são eles:
 - Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública
 - Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica
 - Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos
 - Polícia Militar
 - Corpo de Bombeiros Militar
 - Polícia Civil
 - Coordenadoria-Geral de Perícia
 - Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário
 - Superintendência de Assistência Socioeducativa da SEJUSP
 - Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
 - Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul
 - Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul
 - Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul
 - Ordem dos Advogados do Brasil – Seção MS
 - Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul