Geral

Conta de luz tem reajuste de 0,69% a partir desta terça-feira

A diferença para consumidores de baixa tensão é quase zero em MS, enquanto para quem é atendido por tensão média e alta é de 3,09%

7 ABR 2025 • POR Pedro Molina • 16h52
Foto: Divulgação/Energisa

A Energisa de Mato Grosso do Sul reforçou aos seus consumidores que, a partir desta terça-feira (8), entra em vigor o novo Reajuste Tarifário Anual (RTA), que irá aumentar em 0,69% a conta de luz para consumidores de baixa tensão, que engloba 99,63% dos moradores do estado. Para quem é atendido em média e alta tensão, o aumento será de 3,09%.

O reajuste é calculado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) levando em consideração a inflação acumulada divulgada pelo Banco Central do Brasil, que foi de 8,46%.

Para clientes do Grupo B residencial, a tarifa de energia elétrica terá acréscimo de 0,56%. Apesar disso, o aumento médio da tarifa será de apenas 1,33%, em decorrência de uma série de compensações tarifárias e ajustes no setor elétrico.

O reajuste tarifário anual é uma prática regulatória que está prevista pela Aneel, buscando garantir a recomposição dos custos operacionais das distribuidoras com base na inflação. Além disso, também ocorre a cada quatro anos a Revisão Tarifária Periódica (RTP), que inclui investimentos em infraestrutura e expansão dos serviços. A RTP não ocorreu neste ano.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.