AGU define série de regras para cônjuges de presidentes durante compromissos
Documento atende a pedido da Casa Civil após questionamento de gastos da atual primeira-dama
5 ABR 2025 • POR Pedro Molina • 14h52
A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou um parecer, atendendo a um pedido da Casa Civil, com orientações sobre a atuação de cônjuges de presidentes da República durante compromissos, sejam eles nacionais ou internacionais.
O documento surge após uma série de questionamentos sobre gastos da primeira-dama do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Janja Lula da Silva, com viagens no exterior.
Segundo o texto, fica definido que as atividades da primeira-dama e primeiro-cavalheiro da república devem ser voluntárias e não remuneradas, além de seguirem os princípios da administração pública, que são legalidade, imparcialidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Também fica definido pelo documento que as despesas e viagens relacionadas aos compromissos dos cônjuges de presidentes sejam divulgadas no Portal da Transparência, e que a agenda de compromissos públicos deverá ser disponibilizada em site oficial.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.