Polícia

Após polêmicas do caso Vanessa, Elaine Benicasa deixa o comando da DEAM

Riccelly Donha e Lucelia Constantino também deixaram a delegacia da mulher

27 MAR 2025 • POR Vinícius Santos • 08h45
Delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campo Grande, Elaine Benicasa - Foto: Reprodução/Polícia Civil

A delegada Elaine Cristina Ishiki Benicasa, então titular da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) de Campo Grande, foi removida de sua função. A decisão ocorreu após uma série de polêmicas envolvendo a atuação da delegacia no caso de atendimento a mulheres vítimas de violência, especialmente após o assassinato da jornalista Vanessa Ricarte, em fevereiro deste ano.

Vanessa Ricarte, que havia procurado atendimento na Casa da Mulher Brasileira, unidade que integra a Deam, foi morta a facadas pelo ex-noivo, Caio Nascimento, no dia 12 de fevereiro. A morte da jornalista gerou críticas à maneira como o atendimento foi conduzido na Deam, com questionamentos sobre possíveis falhas na proteção de mulheres vítimas de violência. 

Na época em uma nota oficial, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul admitiu que havia falhas na rede de proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e que possíveis erros no atendimento que antecedeu a morte de Vanessa Ricarte seriam apurados. Por outro lado, a Deam negou veementemente qualquer falha na condução do caso.

A remoção de Benicasa foi publicada no Diário Oficial Eletrônico n° 11.784, nesta quinta-feira (27), por meio da Portaria “P” DGPC/MS Nº 297/2025, assinada pelo Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupérsio Degerone Lúcio. Segundo o documento, a mudança foi feita a pedido da delegada, atendendo à conveniência do serviço.

Além de Benicasa, outras delegadas foram transferidas. Riccelly Maria Albuquerque Donha e Lucélia Constantino de Oliveira também deixaram a Deam e foram designadas para atuar na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Campo Grande.

Para atuar na Deam, foram nomeadas as delegadas Lais Mendonça Alves e Cynthia Karoline Bezerra Gomes Tapias, que passam a trabalhar na delegacia especializada a partir de agora.

A mudança no comando da Deam ocorre em meio a um momento de pressão sobre a rede de proteção às mulheres vítimas de violência em Mato Grosso do Sul.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.