Geral

Mato Grosso do Sul está em estado de emergência ambiental

A medida terá vigência por 180 dias

27 MAR 2025 • POR Sarah Chaves • 09h50
Foto: Zapa/Viagem e Turismo

O governador Eduardo Riedel, assina na manhã desta quinta-feira (27), o decreto que declara estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul.

A medida que permite a flexibilidade de ações e orçamento para aplicação na prevenção e combate às chamas, terá duração de 180 dias.

A assinatura vai ao encontro às condições climáticas que favorecem a propagação de focos de incêndio. O decreto deve ser publicado em Diário Oficial nesta sexta-feira (28).

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) destacou que a medida vai contribuir para ações de prevenção e enfrentamento aos incêndios florestais. “Estamos com volume hídrico abaixo da média histórica para o período da região do Pantanal. Então este decreto de emergência que vale por 180 dias contribui para ordenarmos todas as nossas ações de prevenção e sabemos que daqui um mês já estaremos fazendo ações de combate a incêndios florestais no Pantanal”.

Enquanto isso, equipes do Corpo de Bombeiros Militar já iniciaram o trabalho de formação de brigadas e avaliação de áreas para instalação das bases avançadas no Pantanal sul-mato-grossense para a Temporada de Incêndios Florestais 2025.

As atividades com monitoramento de focos de calor para planejamento das ações desenvolvidas pelo SCI (Sistema de Comando de Incidentes) na Operação Pantanal 2025, em parceria com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) começaram a ser intensificadas esta semana.