TCE detecta falhas e suspende compras de alimentos em Caarapó
Conselheiro Célio Lima de Oliveira deu prazo de cinco dias para a correção ou justificativas das falhas identificadas
12 FEV 2025 • POR Vinícius Santos • 08h34
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Célio Lima de Oliveira, determinou a suspensão cautelar de dois procedimentos licitatórios realizados pela Prefeitura Municipal de Caarapó. A medida foi tomada após análise de técnicos da corte fiscal, que apontaram falhas nos certames.
O primeiro processo, Pregão Eletrônico nº 01/2025, tem como objeto a aquisição de gêneros alimentícios para merenda escolar. A Divisão de Fiscalização do TCE-MS identificou que o Estudo Técnico Preliminar não apresentava todas as informações necessárias, não foram definidas condições para a avaliação de amostras, e parte dos preços dos orçamentos não foi analisada criticamente.
Em relação ao Pregão Eletrônico nº 02/2025, que trata da compra de gêneros alimentícios destinados às unidades de ensino em reservas indígenas e distritos, foram encontradas irregularidades semelhantes. O Estudo Técnico Preliminar estava incompleto, as condições para apresentação e avaliação de amostras não foram especificadas, e também não houve análise crítica dos orçamentos.
Diante das irregularidades, o conselheiro determinou a suspensão dos dois processos licitatórios ou, caso já tenham sido concluídos, a não homologação dos certames e a não execução das contratações. O responsável pela Prefeitura de Caarapó tem o prazo de cinco dias úteis para apresentar justificativas ou corrigir as falhas, sob pena de multa por descumprimento.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.