Internacional

Trump liga preço do petróleo à guerra na Ucrânia

Republicano afirma que irá conversar com a Arábia Saudita e Opep para reduzir o preço da commodity

23 JAN 2025 • POR Carla Andréa, com CNN • 18h44
REUTERS/Carlos Barria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (23), durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, que uma redução nos preços do petróleo poderia levar ao encerramento da guerra na Ucrânia.

Segundo o republicano, a Arábia Saudita e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) são corresponsáveis pela continuidade do conflito. "Isso é algo que deveria ter sido feito há muito tempo. É responsabilidade deles que isso tenha chegado tão longe. Milhões de vidas teriam sido poupadas se essa ação tivesse sido tomada antes", afirmou.

Trump também anunciou a intenção de renegociar os acordos de compra de petróleo com a Arábia Saudita, sugerindo um aumento do valor total para US$ 1 trilhão, em comparação aos US$ 600 bilhões previamente acordados.

Eleito para um segundo mandato em 2024, Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos na última segunda-feira (20). A declaração em Davos marca seu primeiro discurso internacional desde a posse e reflete o tom assertivo que prometeu adotar em questões de política externa e energética.

E também, a fala de Trump ocorre em meio a uma escalada de tensões globais relacionadas ao conflito na Ucrânia, que já ultrapassa um ano. O governo saudita e a Opep ainda não comentaram as declarações do presidente americano.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.