Esportes

João Fonseca bate recorde de forehand mais rápido do Australian Open 2025

Brasileiro aplicou golpe de direita de 181 km/h e superou Alcaraz

14 JAN 2025 • POR Carla Andréa, com ge • 18h54
João Fonseca teve um forehand potente na estreia do Australian Open - Hannah Peters/Getty Images

João Fonseca, tenista brasileiro de 18 anos, impressionou ao derrotar o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, na estreia do Australian Open, nesta terça-feira (14). O jovem talento venceu por 3 sets a 0 e, além da vitória, bateu um recorde na competição.

Fonseca registrou o forehand - que consiste em bater na bola com a mão que segura a raquete, mantendo a mão oposta à frente do corpo - mais rápido da atual edição do torneio, atingindo a marca de 181 km/h durante um ponto no terceiro set.

O golpe, também conhecido como “direita”, foi um dos destaques da partida e surpreendeu não apenas Rublev, mas também o público e especialistas.

Com isso, Fonseca superou outros dois jovens, incluindo o espanhol Carlos Alcaraz, que havia registrado 178 km/h, e o francês Giovanni Mpetshi Perricard, que alcançou 180 km/h em sua derrota para Gael Monfils.

O brasileiro também estabeleceu uma conexão com outros jogadores brasileiros, já que Thiago Wild detinha a marca de 181,8 km/h no Australian Open de 2024. 

A vitória sobre Rublev garantiu a Fonseca não só a vaga na segunda fase, mas também estendeu sua sequência invicta para 14 vitórias consecutivas.

Com o resultado, o jovem brasileiro entrou de forma provisória no top-100 do ranking mundial. Seu próximo adversário será o italiano Lorenzo Sonego, ainda com data indefinida para o confronto.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.