Polícia

Cuidado com o golpe! Polícia Civil alerta sobre crimes virtuais no fim de ano

Ataques cibernéticos têm se tornado mais frequente nos últimos anos

27 DEZ 2024 • POR Luiz Vinicius • 07h20
Foto: Freepik

Os crimes virtuais segue sendo uma das preocupações neste final do ano, devido a golpistas e criminosos se passarem por várias pessoas e instituições com intuito de tirar dinheiro ou se aproveitar da vulnerabilidade das vítimas.

Assim, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul explica como evitar cair nessas emboscadas fraudulentas promovidas pelos criminosos do outro lado da linha ou do aparelho celular.

“As consequências do estelionato virtual podem ser devastadoras para as vítimas, incluindo a perda de grandes quantias de dinheiro, danos à reputação e, em muitos casos, o comprometimento de dados pessoais e bancários. Além do impacto financeiro, essas fraudes frequentemente deixam marcas emocionais profundas, como a sensação de violação e a perda de confiança no ambiente digital”, afirmou o delegado titular da Depac-Centro (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário Centro), Rodrigo Camapum.

O estelionato digital tem crescido em todo o país nos últimos anos. A popularização da internet e o avanço das tecnologias ampliaram o número de pessoas expostas a armadilhas digitais. A pandemia de Covid-19 também acelerou a digitalização de serviços, aumentando a dependência de ferramentas online e tornando os usuários mais vulneráveis a golpes.

Os crimes virtuais mais comuns incluem:

Para evitar cair em golpes digitais, adote as seguintes medidas de segurança: