Geral

Governo deve implementar o cadastro nacional de animais domésticos já em janeiro

Cães e gatos terão acesso a um número de identidade único e intransferível

26 DEZ 2024 • POR Pedro Molina • 18h26
Foto: Reprodução

O governo federal estará implementando de maneira definitiva, já em janeiro de 2025, o cadastro nacional de animais domésticos, que vai dar um número de identidade único e intransferível para cães e gatos, reunindo informações do bichinho ao longo da vida.

Em fase final de testes, o sistema deve ser liberado ainda em janeiro e permitirá que o dono, usando sua conta gov.br, emita a identidade. Para emitir o documento, será necessário fornecer os dados do responsável, endereço, idade e raça do animal, histórico de doenças e vacinas.

Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), destacou a importância do sistema.

“Por meio desse sistema, nós vamos saber quantos cães, quantos gatos nós temos no Brasil, em que bairro, em que município, em que estado. Quem está castrado, quem não está castrado, ou seja, quanto mais pessoas cadastrarem e informarem seus animais, mais dados teremos para direcionar os esforços dessa política pública”, explica Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do MMA.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.