Internacional

Avião que caiu no Cazaquistão teve interferência no GPS e oscilou altitude

Site de monitoramento Flighradar24 mostrou que a aeronave enfrentou problemas em seus instrumentos por 74 minutos

25 DEZ 2024 • POR Pedro Molina • 17h11
Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters

A aeronave da Azerbaijan Airlines, modelo E190 fabricado pela brasileira Embraer, que caiu nesta quarta-feira (25) perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, sofreu interferência no GPS e oscilou de altitude por 74 minutos.

Essa oscilação e os problemas no GPS foram registrados no site de monitoramento de voos Flighradar24.

Das 67 pessoas a bordo, 62 eram passageiros e cinco eram membros da tripulação, com informações da agência russa de notícias Interfax apontando que haviam cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão dentre as pessoas a bordo.

Segundo a Reuters, até a manhã desta quarta-feira a informação é que 32 pessoas sobreviveram, com a Associated Press apontando para 29 hospitalizadas após o acidente. Ainda não se tem informação sobre o número oficial de óbitos.

De acordo com o órgão regulador de aviação da Rússia, o pouso de emergência ocorreu após uma colisão com um pássaro. “Preliminarmente: após uma colisão com pássaros, devido a uma emergência a bordo, o comandante decidiu ir para um aeródromo alternativo – Aktau foi escolhido”, afirmou o órgão por meio do comunicado, publicado na plataforma Telegram.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.